terça-feira, 13 de outubro de 2009

Não te culpes, alegra-te

Você já parou pra pensar se amou alguém na vida? Amar de verdade mesmo! Não me refiro aqui somente ao amor de homem e mulher (casal), mas sim ao amor num sentido mais amplo. Amor de pai e filho, de amigos, de irmãos... Será que fostes e és capaz de saber o que te determina a dizer que ama alguém? É curioso pensarmos e até admitirmos que podemos ser capazes de não saber o que é amar de verdade....

Eu gosto bastante de parar pra pensar/refletir sobre diversos fatos e acontecimentos que ocorrem comigo, com meus amigos... e constantemente uma pergunta sempre vem à minha mente e coração. Será que eu sei realmente o que é amar? Será que realmente amo a Deus? Será que eu não estou fingindo? Será que eu não sou hipócrita? Pensar que isso possa ser verdade dói muito! Sofri muito sempre que parei pra pensar dessa forma. Muitas vezes cheguei até questionar o amor que tinha pelos meus e, principalmente por Jesus.

As vezes é muito duro se assumir! Dói... revelar quem verdadeiramente somos, em alguns casos. Dói, expor nossas feridas, dói mostrarmos e até somente pensarmos que somos capazes de coisas tão horríveis, tão distantes do que Jesus quer pra nós. Algumas vezes chega até nos envergonhar! Viver a misericórdia pelo lado dos que a "concedem", a princípio, pode parecer algo muito complicado, mas o difícil mesmo é você vivê-la sendo quem precisa da misericória, sendo o que precisa assumir-se necessitado, do que precisa de remédio, de amor, de carinho... ser o pecador!

Muitas vezes me puni e hoje ainda me pego colocando um fardo grande sobre minhas costas.. em muitos momentos mesmo! Quantas vezes me achei e me acho indigno, sujo, incoerente, não merecedor sequer de um olhar de Jesus. Isso me atrapalhou muito no começo da minha caminhada. Mas também preciso confessar que ainda hoje me atrapalha. Muito menos, é verdade, mas ainda me atrapalha e sei que sempre irá.

Um dia, partilhando com um grande amigo, contei sobre minhas angustias de aprender, proclamar e algumas vezes não "conseguir" viver o que sei que é o certo... estando por muitas vezes confuso, cabisbaixo... Ele, como um anjo, levantou minha cabeça e disse-me, olhando em meus olhos: "Sabe porque tu te culpas?". Eu imediatamente disse, achando que sabia "Sei! Me culpo porque errei e não sou capaz de ter um coração puro como Jesus quer", já colocando o fardo sobre minhas costas... Ele, mais uma vez levantou minha cabeça e disse: "Errado, Tiago! Tu te culpas porque teus olhos não estão fincados nos olhos do Senhor! Teus olhos não podem estar nos olhos dEle somente quando estás bem! Precisas estar com os olhos nEle mesmo quando cais, mesmo quando achas que não mereces, mesmo quando estás nas trevas!".

Vocês não imaginam como aquelas palavras invadiram minh'Alma e me revelaram uma verdade, lógica, mas muito esquecida por mim e talvez por vocês. Deus não nos quer somente quando estamos "limpos", "cheirosos" e prontos para receber o carinho dEle! Ele principalmente nos quer assim: sujos, imundos, com feridas, pois Ele gosta de cuidar de nós! De colocar no colo, de passar remédio, dar banho, passar perfume, colocar vestes novas e olhar aos nossos olhos e dizer novamente "Vai, Filho! Levanta tua cabeça e não tornes a errar e lembra que Eu te Amo e sempre amarei!".

Tudo que vem de Deus é muito perfeito... como Ele nos ama, como Ele age! Para Deus não importa se eu não cumpri os Seus mandamentos na minha casa naquele dia ou se O ofendi no meu namoro. Não! Definitivamente, não! Pra Ele importa o que Eu posso mudar "hoje". O que eu posso fazer de diferente "hoje", aprendendo com os meus erros! E o melhor? É saber que Ele me ama do mesmo jeito. Quem sou eu pra querer me colocar pra baixo? Quem sou eu pra querer não viver a vontade de Deus hoje? Quem sou eu pra evitar este recomeço? Não podemos fugir do "imã" do amor de Deus! Ele quer nos restaurar, nos amar, nos modelar.

Em minha caminhada, gosto bastante de relembrar e até de partilhar com que tenho a oportunidade, sobre uma conversa com uma grande Amiga, já de longa camihada. Nessa partilha também expus esse meu sentimento de tristeza e às vezes impotência a fim de confirmar se era paranóia ou se era algo comum no seguimento de Jesus... e com uma imensa suavidadade ela me disse que o Amor puro que eu queria sentir e ter... o coração sem anseios humanos e consequentemente erros/pecados, nunca poderia ter ou seria muito muito muito difícil (impossível), ao menos da forma como eu estava passando pra ela. Ela me disse que somente os puros de coração, concebidos, como Nossa Senhora e Jesus tinham essa graça, mas que eu não deveria me cobrar por isso. Ao mesmo tempo, ela me mostrou que uma das coisas que mais agrada a Jesus é, mesmo sendo não-merecedores do amor dEle, sequer do olhar... mesmo sem ter esse coração que tanto me angustiei por não ter, deveria romper as minhas barreiras, minha humanidade ir contra os meus desejos, minha carne... Fazendo aquilo que não gosto, que não faço geralmente por bondade gratuita por não ser "puro" de coração.

Explico melhor com a história do grande São Francisco de Assis, que era um homem muito rico, de vida muito farta, cheia de prazeres e ostentação. Ao se decidir por seguir o caminho de Deus, percebeu que tinha "asco", "repulsa" do cheiro dos pobres/doentes. Ele percebeu que aquilo o afastava de ter um coração e gestos conforme Deus desejava para ele. Se São Francisco fosse agir como eu muitas vezes pensei, por achar que não era digno por não ter um "coração preparado e puro" ele nunca iria ser o que Deus quis pra ele. Não alcançaria tamanha graça de ser um dos maiores exemplos de santidade que é. É muito sério isso minha gente. E é o que Deus quer pra nós também. São Francisco inspirado pelo verdadeiro Amor foi além do que suas vontades e condições humanas o limitavam. Ele foi morar ao lado dos pobres/doentes, mesmo com asco deles, mesmo sem humanamente gostar, mesmo com mau cheiro, ele foi ao encontro dos pobres, doentes.... Mortificou seus desejos, sua carne, por amor a Deus. Essa conversa tirou uma tonelada de minhas costas... e realmente faz muito sentido tudo que ela me disse...

O mais lindo nisso é ver que ai está "também" o verdadeiro amor, além daquele "puro". É ver que, mesmo com um coração humano, pecador, sem estar "preparado", limpo... mesmo sem tudo isso, devemos amar... precisamos amar..temos essa necessidade. É isso que Deus nos pede. É irmos além das nossas limitações, nos esforçando mesmo, como um aluno que precisa estudar, como um sedentário que precisa praticar exercícios. Exige esforço, dedicação e isso "prova" o Amor! As palavras por si só não provam um Amor... A maior prova de amor que um dia recebemos nessa vida foi dada com uma ação, uma entrega à cruz, portanto, um gesto!

Depois dessa reflexão eu pude ver que se continuasse me culpando, me colocando pra baixo, achando que não era merecedor, eu "jamais" estaria pronto pra sequer tentar seguir Jesus. Percebi que de certa forma sempre teremos um pouco desse coração meio "hipócrita", mesmo sendo tão forte essa palavra, é isso mesmo! Mas sabe o que nos tornará diferente? É saber que, se Deus quiser, sairemos vencedores, por perseverarmos, por não desistirmos dEle, mesmo sabendo que erramos. Os nossos olhos estarão nEle... A vontade de provar o nosso Amor por Ele, fazendo aquilo que muitas vezes não queremos, sendo aquilo que Ele nos pede... só por Amor, valera à pena! Terá provado, um pouquinho que seja, nosso amor por Ele.

E sabe o que é o mais interessante nisso? Os estatísticos até poderiam comprovar! É notar que existe uma correlação fortíssima entre esse sentimento de fardo pesado com o afastar de Deus. Quanto mais nós nos culpamos, tenhamos a certeza que estaremos um pouco longe dEle, rezando pouco, praticando pouco do que Ele nos pede. Talvez seja assim contigo também...

Lembremo-nos que quando entrarmos e estamos na caminhada, estamos numa estrada aparentemente sem fim e ao fundo, beeeeeeem ao fundo está uma Luz bela de uma cor inigualável. Essa luz, é Jesus! Nossa posição na estrada é escura. Buscamos nos olhar, olhar para os braços, pernas e a escuridão parece não deixar. Tentamos nos achar mas não conseguimos. À medida em que damos passos nesse caminho escuro em busca dessa luz, ou seja, crescendo espiritualmente, caindo, levantando, chegamos de certa forma mais pertinho dessa Luz.. e por estar cada vez menos escuro, podemos começar a nos enxergar.. os braços, as pernas, o corpo... e assim vamos vendo nossas imperfeições, impurezas, marcas, manchas que até então não enxergávamos por estarmos na escuridão. Isso não deve nos retirar de seguir neste caminho, mas sim deve nos dar consciência que este caminho foi criado para ser percorrido até o fim... deve nos lembrar que precisamos da Luz para poder ser quem somos, nos assumirmos... amarmos verdadeiramente.

Pai, nos ensina através desses anjos que colocas na terra, através dos Teus sinais... Nos dá a graça de podermos receber o Teu Espírito Santo e assim revelas a Tua vontade para nossas vidas. Concede, conforme te apraz a sabedoria necessária para percebermos os momentos em que podemos agir e praticar as virtudes que desejas para nossa vida nas oportunidades que tu, por amor e misericórdia nos concede.

"Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados" ( 1Jo 5:3 ).

Deus abençoe a todos nós!

Com Amor,
Tiaguinho



9 comentários:

Anônimo disse...

Filho,

Palavras abençoadas pelo Santo Espírito de Deus!! Que Painho conceda sempre essa força para evangelizar meu irmão!!

Te amo !!!

João

Anônimo disse...

Príncipe...
Não tenho dúvidas que é o Espírito Santo que te inspira a escrever esas palavras...
Esse texto foi mui importante pra mim e Ele é tão bom, que te soprou as palavras que eu preciava escutar...
Obrigada por se permitir ser instumento dEle na minha vida!

"Não podemos fugir do "imã" do amor de Deus!"

TTEE AMMOO!!

Sua Gé.

Lou disse...

Bom texto, sim (mas como blogueira, eu só sugeriria que tu dividisse em 2, ficou longo)...
Enfim...

Concordo com tudo que voce disse acima, até pq, pra mim e meu humilde conhecimento e minha pequena caminhada, Deus não mandou Jesus pros bons e puros de coração, mas pros sujos e impuros mesmo. Mas tenho uma preocupação com isso: é a gente, sabendo disso, não buscar nossa purificação e nossa santidade e acabar vivendo na sujeira, na impureza, na hipocrisia pq sabemos que Jesus nunca vai nos abandonar, por mais que a gente tente, por mais que a gente queira desistir dEle, Ele jamais esquece de nós.

Acho que é isso: Jesus veio pra curar nossa humanidade suja, pecadora e hipócrita, mas faz parte de nossa caminhada cristã buscar sempre a "perfeição" de Jesus. Sei como é dificil, mas tem pequenas atitudes que a gente toma que sabemos que podemos evitar e, mesmo assim, a gente faz e permanece no erro e longe do caminho dEle!

Uffa!
Falei demais!

beijos!

Tiago Vidal (Tiaguinho) disse...

Lou,

Exatamente! A linha que divide o q vc falou é muito tênue. Precisamos orar e viajar e não utilizar a misericórdia e amor de Deus como um abono para nossos erros e pecados.

Porém, usamos muito e como o chicote em nossas costas e muitas vezes deixamos de dar passos à frente, andar, crescer como Ele nos pede por acharmos que não somos dignos ou por todas nossas faltas. Ficamos parado no tempo e ai terminamos indo por outros caminhos.

Temos que ter em mente as duas coisas. Tendo o Amor a Ele e vontade de segui-lo, nao nos "aproveitaremos" da Misericórdia, não! Pelo contrário.

Por isso... joelhinho no chão!

Sobre o tamanho, tb achei, confesso! Mas saiu como tinha que sair! :)

Beijo e bom te ter por aqui!

Tiaguinho

Guga disse...

"Quantas vezes me achei e me acho indigno, sujo, incoerente, não merecedor sequer de um olhar de Jesus."

Dignidade.. essa palavrinha tem me perseguindo!
Muito obrigado pelas palavras, Tiago!
Elas foram importantes para mim!

Abraço!

Luíza Tiné disse...

eu SEMPRE me emociono com os seus textos. realmente, você é uma pessoa abençoada. e eu me identifiquei não só em um, mas em vários momentos desse texto. é como eu já havia comentado contigo uma vez, é muito bom se sentir amada, principalmente por Deus, pois como você mesmo disse, não podemos fugir do imã que é o amor dEle! suas palavras tem sido muito importantes pra mim também!

'Pai, nos ensina através desses anjos que colocas na terra, através dos Teus sinais...'

cada dia mais eu tenho a certeza que VOCÊ é um anjo que Deus colocou na minha vida, que tem me ensinado muita coisa! obrigada sempre, e parabéns pelo texto! um beijo enorme! Lu.

Tiago Vidal (Tiaguinho) disse...

Amém, Amigos!
Obrigado, Senhor pelas confirmaçoes e sinais que tu nos manda, mesmo sem merecermos!
Quero aprender a te amar, cada vez mais.
Deus abencoe a todos que visitarem este espaço que foi criado para TE exaltar!

angela disse...

Tenho visto muito tipos de amores por ahi,amores fracos desnutridos de coragem, amores fortes capazes de vencer qualquer obstaculo.De tantos e de muitos, o maior de todos O INCONDICIONAL, aquele capaz de suportar tudo e contra todos,para se viver este amor tem que ter um coração cheio de generosidade, renuncia, abnegação, geralmente vemos nos corações das MÃES. Felizes aqueles que são merecedores de tal amor, mas tambem são felizes aqueles que se permitem amar assim.
"O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que
as pessoas escalassem o Everest ou fizessem
grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos
amássemos uns aos outros."
PARABENS PELO BELISSIMO BLOG

Anônimo disse...

LED line lights have also become hugely popular for household usage.
The bulbs can be bought from any electrical store and even on
the Internet. The much talked about drawback, the lack of evenly
distributed light in LED lamps too has been now satisfactorily sorted
out by Sharp with their proprietary coating technique of
the glass enclosure.

Here is my web-site :: LED Deckenleuchten

Postar um comentário

Quero ouvir você! :)